OUÇA NOSSAS RÁDIOS CRIADAS
COM EXCLUSIVIDADE
PARA NOSSOS OUVINTES
FAÇA SEU
CADASTRO
FALE COM A ALPHA

Conheça a Igreja de São Conrado

Encante-se por uma das Paróquias mais charmosas da cidade

igrejinha.jpg

A Igrejinha de São Conrado foi construída, em 1914, com o financiamento dos recursos do Comendador Conrado Jacob de Niemeyer, que escolheu para padroeiro São Conrado, por este nome ser comum nas gerações de sua família.

Apesar de sua história ter começado com o lançamento de sua pedra fundamental, em junho deste ano, a inauguração só aconteceu dois anos depois.

Além de realizar a cerimônia religiosa da missa uma ou duas vezes por mês, a igrejinha servia de ponto de encontro dos moradores e sitiantes da praia da Gávea e arredores.

O projeto de arquitetura, feito por um engenheiro dinamarquês amigo de Conrado Niemeyer, caracterizava-se por ser modesto, simples e “sui generis”. O nome do bairro foi inspirado na imagem de São Conrado, que era toda feita de madeira e veio da Alemanha.

A igrejinha foi mantida durante muitos anos pelo legado de Conrado de Niemeyer e administrada pelos filhos. Com a morte destes, foi então doada à Mitra.

Foi na época do Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara que a Igreja de São Conrado tornou-se Paróquia, quando muitos moradores do bairro se mobilizaram para sua primeira restauração.

Em 1996 tiveram conclusão as obras adicionais de reforma da antiga Igreja e de construção do Centro Comunitário, necessário para a continuidade dos trabalhos das pastorais da Igreja.

Hoje, ela resiste como um marco da história do bairro em meio ao movimento da Auto-Estrada Lagoa-Barra.

Além de receber os moradores do bairro, a paróquia reúne fieis vindos da Vila das Canoas, comunidade entre o Gávea Golf Club e a Estrada das Canoas.

Também são celebradas missas no condomínio Village de São Conrado e diversos serviços sociais.

Da construção original ainda restam a Pia Batismal, em mármore italiano, o sino, alguns vidros belgas e o relógio francês.


 


 


 

LEIA TAMBÉM

5 dicas de cafeterias no Rio para ir neste verão

Paquetá, um passeio na ilha histórica

Confira receitinhas saudáveis para saborear no Natal

# BODY