OUÇA NOSSAS RÁDIOS CRIADAS
COM EXCLUSIVIDADE
PARA NOSSOS OUVINTES
FAÇA SEU
CADASTRO
FALE COM A ALPHA

João, o Maestro

Entrevista exclusiva com o maestro João Carlos Martins

CAPA_6.jpg

“Você sempre tem que fazer de uma adversidade uma plataforma para alçar um voo maior”. Esse pensamento é de João Carlos Martins, pianista, maestro, considerado o melhor intérprete de Johann Sebastian Bach, e que começou na música aos 8 anos. Devido às adversidades da vida, adquiriu limitações nas mãos que o impediram de continuar com a paixão maior, o piano.


Mas como ele mesmo disse em entrevista exclusiva para a Alpha FM, nunca abandonaria o velho companheiro. As teclas do piano foram trocadas por movimentos das mãos, aquelas que um dia o fizeram pensar que iria se distanciar da música. Hoje, maestro, aos 77 anos, trabalha para inserir a música clássica no universo de crianças, além do objetivo de criar mais de mil Orquestras Filarmônicas em cidades pequenas.



O filme João, o Maestro, homenageia a vida de um dos maiores músicos brasileiros, desde a infância até hoje. Com direção de Mauro Lima, o filme conta com grandes atores no elenco, como Alinne Moraes, Alexandre Nero, Caco Ciocler e Rodolfo Pandolfo.


Sinopse: Quando criança, João Carlos Martins foi considerado um prodígio do piano. Aos poucos, sua fama ganhou os noticiários e levou o músico à Europa e a outros países da América do Sul. Estabelecido como pianista de sucesso, na fase adulta, sofre um acidente que prejudica o movimento da mão direita. João tenta se reestabelecer e, enquanto isso, apresenta-se em concertos para uma mão só. No entanto, um segundo acidente retira os movimentos da mão esquerda. João reiventa-se mais uma vez, como maestro.



Aos 20 anos, João Carlos Martins já era um dos pianistas mais aclamados do mundo. Estava no auge da carreira, e tocava nas maiores salas de espetáculo que existiam. Em 1965, aos 25 anos, uma queda durante uma partida de futebol em Nova York muda os planos do artista. Ele sofre uma perfuração na altura do cotovelo, que atrofiou três dedos da mão, e o impediu de tocar piano por um ano. O maestro não se abateu com as adversidades, e voltou aos palcos e ao sucesso, gravando quase todas as obras do músico alemão Bach.


Em 1995, com 55 anos, um assalto na Bulgária fez com que os movimentos de seu braço direito ficassem comprometidos, após ser atingido por uma barra de ferro na cabeça. Mas, novamente, o maestro não se abateu. Gravou um álbum “Só para Mão Esquerda”, com composições de Paul Wittgenstein, que também perdeu o braço direito durante a Segunda Guerra Mundial.



Em 2002, João Carlos Martins se afasta dos pianos. Mas, ao ter um sonho com o maestro Eleazar de Carvalho, decidiu começar a estudar regência. Como o maestro nos diz na entrevista, ele fez de cada música como se fosse uma tecla do piano. Durante as gravações do filme, fez questão de ajudar na sincronização das músicas, que ele mesmo tocou, para que o publico se encante com a interpretação dos autores. 



O filme João, o Maestro estreia no dia 17 de agosto em todos os cinemas brasileiros. Você confere agora na íntegra a entrevista exclusiva de João Carlos Martins para a Alpha FM. E também pode ler e ouvir a matéria do repórter Michael Veríssimo sobre o filme, que foi ao ar na BandNews FM.


1 – Como surgiu o convite para fazer um filme sobre sua vida?



2 – Como você participou das filmagens?



3 – Como você vê sua vida sendo retratada em um filme? O que isso representa para você?



4 – O que você sentiu quando falaram que não poderia mais tocar piano? E como é a sua relação com o piano e com a música?



5 – Você é considerado um modelo de superação e uma inspiração para muitas pessoas? O que isso significa pra você, e como você lida com isso?



 

LEIA TAMBÉM

Sarah Mckenzie: da Austrália para o Rio

ESTREIA: ALPHA BY NIGHT

Teresa Cristina canta Cartola

# BODY