OUÇA NOSSAS RÁDIOS CRIADAS
COM EXCLUSIVIDADE
PARA NOSSOS OUVINTES
FAÇA SEU
CADASTRO
FALE COM A ALPHA

Monteiro Lobato

A Alpha FM te mostra um pouco da vida de um dos maiores escritores brasileiros

CAPA MONTEIRO.jpg

Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 1882, José Bento Renato Monteiro Lobato era advogado, mas amava as artes; desde pintura, fotografia e, principalmente a escrita. Contista, ensaísta e tradutor, o primeiro livro de Lobato foi Urupês, que contava sobre os “melhores frutos da fazenda”, e apresentava o icônico personagem Jeca Tatu, retrato do caipira brasileiro.


Monteiro Lobato criou a Companhia Gráfico-Editora Monteiro Lobato, em uma época que a maior parte dos livros no Brasil eram impressos na Europa. Depois que a empresa veio à falência, ele criou a Companhia Editora Nacional, muda-se para o Rio de Janeiro e começa a publicar livros para crianças.


Em 1921, publica Narizinho Arrebitado, que se transformou em livro de leitura para as escolas. A obra foi prolongada em outros livros: Reinações de Narizinho, Caçadas de Pedrinho e O Pica-Pau Amarelo, histórias em que os personagens giravam em torno do Sítio do Pica-pau Amarelo.


Narizinho, Pedrinho, Emília, Dona Benta, Tia Anastácia e tantos outros personagens se tornaram símbolos da literatura infantil, e marcaram gerações de crianças no Brasil. A partir dos personagens, Lobato cria muitos outros livros e histórias.



Após morar durante 4 anos nos Estados Unidos em missão diplomática, em 1931, Monteiro Lobato inaugura várias empresas de ferro e petróleo, com o objetivo de desenvolver o país. Documenta os problemas que enfrentou em dois livros: Ferro e O Escândalo do Petróleo. Foi preso por 6 meses em 1941 após contrariar interesses de multinacionais, e foi perseguido pela ditadura do Estado Novo.


No dia 4 de julho de 1948, Monteiro Lobato morre após sofrer problemas cardíacos. O enterro do ídolo brasileiro foi acompanhado por 10 mil pessoas, que cantavam o Hino Nacional.



 


 

LEIA TAMBÉM

Confira receitinhas saudáveis para saborear no Natal

Praia do Secreto - um paraíso no Rio

Stepan Nercessian interpreta “O Velho Guerreiro”

# BODY